1- OBJETIVO

O Código de Ética da the non brand tem a finalidade de expressar com clareza os valores da marca e, a partir deles, estabelecer a conduta desejada por parte de quem trabalha na empresa.

Além disso, o Código de Ética também constitui uma ferramenta para o acolhimento de denúncias e compliance da empresa.

2 - ABRANGÊNCIA

O Código de Ética da the non brand abrange todos que fazem parte da cadeia produtiva da empresa. Qualquer pessoa, física ou jurídica, que preste serviços ou se relacione em algum grau com a marca, deve estar ciente da existência e prática do mesmo.

2.1. Interna
A equipe The Non Brand e todos os funcionários ligados diretamente à empresa.

2.2. Externa
Serviços terceirizados, clientes e todos que se relacionam com a marca.

3 - COMPROMISSOS

A NON se compromete em repensar a indústria da moda tradicional vigente. Em um mundo de consumo desenfreado e desvalorização das mãos humanas por trás das máquinas de costura, a indústria da moda se mostra cada vez mais fadada ao fracasso. A The Non Brand, enquanto empresa de moda, se responsabiliza por suas ações e impactos socioambientais e, através deles, repensa e constrói uma nova maneira da moda existir.

A NON se compromete em questionar, investigar e informar sobre a procedência de seus insumos e da mão de obra terceirizada de que vier a usufruir. Não serão aceitas e utilizadas quaisquer matérias-primas que tenham sido adquiridas ilegalmente, por mão de obra escrava ou de procedência irrastreável. O trabalho escravo, infantil, ou análogo à escravidão, não serão tolerados em qualquer etapa do processo de fabricação das roupas. Todos os trabalhadores envolvidos na cadeia produtiva da empresa devem estar juridicamente aptos para as especificas funções exercidas, não sendo toleradas quaisquer situações insalubres de trabalho (tanto em instalações internas quanto externas à empresa).

A NON se compromete em não fazer uso de materiais sintéticos e optar sempre que possível por opções biodegradáveis e/ou sustentáveis.

A the non brand tem o compromisso de diminuir o tanto quanto possível o resíduo de suas produções e buscar alternativas sustentáveis para o lixo que produz.

A NON se compromete em possuir ativamente e continuamente o Núcleo de Ativismo Social (NAS), composto por pessoas de diferentes departamentos da empresa, que buscam impactar positivamente pessoas. O Núcleo busca maneiras de integrar a marca à projetos sociais, criando estratégias para crescimento conjunto das partes envolvidas.

A empresa se compromete a utilizar ferramentas de comunicação não-violenta (CNV) para a resolução de questões internas e externas, contribuindo para o exercício contínuo de empatia, civilidade e boa convivência.

A the non brand não tolera quaisquer preconceitos, discriminações e violência.

4 - MEDIDAS DISCIPLINARES

Todos envolvidos no processo produtivo da empresa serão devidamente ensinados à seguirem o Código de Ética da NON. Caso haja descumprimento de qualquer um dos compromissos da marca, o Comitê de Ética será acionado e as medidas cabíveis serão tomadas.

As medidas disciplinares variarão dependendo da violação e da parte envolvida. As penas podem ir desde ferramentas que possibilitem o aprendizado de determinado compromisso e sua importância até o desligamento da empresa.

4.1. Canal de Denúncias e processo de investigação e tratativas

A NON possui um Comitê de Ética, formado por um time interno da empresa. O Comitê dispõe de um email, que é informado à todos os funcionários e parceiros nos contratos firmados com a the non brand. Através desse email é possível fazer denúncias referentes à quaisquer situações que envolvam a marca.

Todas as denúncias encaminhadas à ele serão investigadas e, quando necessário, uma empresa especializada em compliance será acionada.